Brasil

Câmara derruba portaria do governo sobre pesca

A Câmara dos Deputados votou derrubada de portaria do governo que liberava a pesca durante o período em que os peixes se reproduzem


	Peixes para venda: matéria terá de passar agora pelo Senado
 (Bloomberg)

Peixes para venda: matéria terá de passar agora pelo Senado (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2015 às 16h23.

Brasília - A Câmara dos Deputados votou nesta quinta-feira pela derrubada de uma portaria do governo da presidente Dilma Rousseff que liberava a pesca durante o período do defeso, em que os peixes se reproduzem, e a proposta que suspende a determinação governamental será agora analisada pelo Senado.

A proposta para derrubar portaria, que liberava a pesca mas que também suspendia o pagamento do seguro-defeso, concedido aos pescadores artesanais durante o período de reprodução dos animais, foi aprovada apesar de um apelo do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), para que a votação da matéria fosse adiada.

A matéria terá de passar agora pelo Senado.

“Não vai resolver o problema, porque vai ao Senado e ninguém sabe como isso vai tramitar lá”, disse Guimarães.

O governo editou a portaria que suspendia a proibição da pesca e o pagamento do seguro-defeso por 120 dias, prorrogáveis por mais 120, para promover durante o período de vigência da medida o recadastramento dos pescadores artesanais, com o objetivo de conter fraudes no pagamento do benefício.

Segundo o Ministério da Agricultura, já foram desembolsados 3,4 bilhões de reais para o pagamento do seguro-defeso só neste ano, o que indica um número de beneficiados próximo de 1 milhão. Esta cifra diverge dos dados apurados pelo censo oficial sobre o número de pescadores artesanais no país. O benefício do seguro-defeso corresponde a um salário mínimo --atualmente 788 reais-- por mês.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGovernoPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa