Brasil

Câmara derruba alteração no pagamento do auxílio-doença

Depois de perder a votação da emenda que derruba o fator previdenciário, o governo sofreu novo revés durante a votação dos destaques da MP 664


	Câmara dos Deputados: com a derrota na votação, fica valendo a regra atual pela qual a empresa é responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara dos Deputados: com a derrota na votação, fica valendo a regra atual pela qual a empresa é responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 23h32.

Depois de perder a votação da emenda que derruba o fator previdenciário, o governo sofreu novo revés durante a votação dos destaques da Medida Provisória (MP) 664/14, que alterou as regras para a concessão da pensão por morte e do auxílio-doença.

E foi justamente um ponto da MP que alterava a responsabilidade pelo pagamento do auxílio que causou a nova derrota.

Por 229 votos contra 220 e 1 abstenção, os deputados excluíram do texto a parte que determina que a responsabilidade das empresas pelo pagamento dos primeiros 30 dias do auxílio-doença.

Com a alteração, o governo pretendia economizar no pagamento do benefício, que passaria a ser arcado pelos empresários durante o período. 

Com a derrota na votação, fica valendo a regra atual pela qual a empresa é responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias.

A partir do décimo sexto dia, ele passa a ser feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Após a aprovação do destaque, a sessão foi encerrada. Os demais destaques serão analisados em sessão extraordinária amanhã (14) .

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosGovernoFator previdenciário

Mais de Brasil

Trens da CPTM geram 27 vezes menos carbono que ônibus a diesel, diz estudo

Como fica a previsão do tempo no RJ neste feriado?

Lula diz que PL Antifacção aprovado na Câmara 'enfraquece combate ao crime'

COP30 antecipará em 30 anos obras de infraestrutura em Belém, diz Hélder