Brasil

Câmara defende parecer a favor da cassação de Cunha

O parecer do Conselho de Ética favorável à cassação do mandato de Cunha foi lido no início da tarde desta segunda-feira


	Eduardo Cunha: o parecer do Conselho de Ética favorável à cassação do mandato do deputado foi lido no início da tarde desta segunda-feira
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Eduardo Cunha: o parecer do Conselho de Ética favorável à cassação do mandato do deputado foi lido no início da tarde desta segunda-feira (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2016 às 17h23.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados defenderam hoje (8), no Supremo Tribunal Federal (STF), a legalidade da tramitação do processo de cassação do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

As manifestações foram motivadas pelo recurso no qual Cunha tenta anular as votações dos pareceres que recomendaram a cassação dele ao plenário da Casa. O relator do processo é o ministro Luís Roberto Barroso.

O parecer do Conselho de Ética favorável à cassação do mandato de Cunha foi lido no início da tarde desta segunda-feira hoje pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que presidia os trabalhos. Com isso, abre-se prazo de duas sessões no plenário para que o parecer entre na pauta da Casa.

A partir daí, o processo passa a ter preferência sobre as demais matérias, mas não tranca a pauta.

Nas petições, a CCJ e o Conselho de Ética afirmam que não houve irregularidades na tramitação dos processos e que as questões sobre o processo devem ser resolvidas pelo próprio parlamento, por se tratar de questão interna da Câmara.

Segundo o colegiado, todas as etapas de julgamento foram vencidas no Conselho de Ética e a cassação está pronta para ser votada pelo plenário da Casa.

No último dia 14, depois da rejeição do recurso na CCJ contra o processo autorizando a cassação do mandato do parlamentar, o colegiado aprovou por 40 votos a 11 um novo relatório a ser encaminhado ao plenário da Câmara. O documento recomenda a cassação do mandato de Eduardo Cunha.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosEduardo CunhaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Gleisi chama líderes da base para reunião de emergência no Planalto após derrota na CPI do INSS

Voto impresso: comissão do Senado aprova e Governo sofre derrota

INSS: oposição do governo é eleita para presidir CPI que investiga fraudes em aposentadorias

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Dino: 'quem agrediu o sistema financeiro no Brasil foi Trump'