Brasil

Câmara debate caso de Mariana sem representantes da Samarco

A empresa Samarco, responsável pela barragem que rompeu, também foi convidada, mas não enviou ninguém para participar do debate


	Bento Rodrigues coberta de lama por rompimento de barragem: "Não esperamos que seja necessário, mas, se for necessário, podemos fazer até uma CPI", disse Sarney Filho
 (Ricardo Moraes/ Reuters)

Bento Rodrigues coberta de lama por rompimento de barragem: "Não esperamos que seja necessário, mas, se for necessário, podemos fazer até uma CPI", disse Sarney Filho (Ricardo Moraes/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 16h49.

Brasília - Sem a presença de ministros e representantes da mineradora Samarco, a Câmara dos Deputados promove na tarde desta quarta, 18, um debate sobre o rompimento da barragem de rejeitos no município de Mariana que provocou mortes e devastou o Rio Doce.

Foram convidados os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes. Nenhum dos três compareceu à audiência. Representantes foram enviados em nome das autoridades.

A empresa Samarco, responsável pela barragem que rompeu, também foi convidada, mas não enviou ninguém para participar do debate.

"A empresa demonstra falta de responsabilidade com a sociedade de brasileira", protestou o deputado Sarney Filho (PV-MA).

Segundo ele, o Congresso tem instrumentos para fazer uma convocação à companhia, o que tornaria obrigatória a presença do representante da mineradora.

"Não esperamos que seja necessário, mas, se for necessário, podemos fazer até uma CPI", disse.

A audiência tem o objetivo de debater as causas, os efeitos, as providências e as lições apreendidas com o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco.

A sessão é promovida pela Comissão de Legislação Participativa, em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Participam do encontro o prefeito de Mariana, Duarte Junior, além de representantes de outras instituições, como o Ministério Público, o Ibama, e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEmpresasMariana (MG)Política no BrasilSamarco

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso