Brasil

Câmara convoca Mantega para falar sobre política tributária

Parlamentares querem ouvir Mantega sobre créditos tributários das empresas e a falta de tratamento isonômico relativa aos impostos na cadeia produtiva do leite


	Dilma em cerimônia: requerimento foi votado na hora em que  Câmara realizava cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal
 (Agência Brasil)

Dilma em cerimônia: requerimento foi votado na hora em que  Câmara realizava cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 15h32.

Brasília – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou hoje (9) a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos sobre a política tributária do governo.

Os parlamentares querem ouvir Mantega sobre créditos tributários das empresas e a falta de tratamento isonômico relativa aos impostos na cadeia produtiva do leite.

Como foi convocado, ministro é obrigado a comparecer à comissão em até 30 dias depois de notificado.

O requerimento foi votado na hora em que a Câmara realizava cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal, da qual participou a presidenta Dilma Rousseff.

Autor do requerimento, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) acusa o governo “represar” créditos tributários e de se apropriar indevidamente de créditos das empresas da cadeia produtiva do leite.

Segundo Lorenzoni, apesar de a legislação prever a possibilidade de compensação do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) na produção de outros derivados do leite, muito produtores que trabalham somente com o leite UHT, vendido diretamente ao consumidor, não estão podendo fazer essa compensação.

“Este é o setor que tem maior alcance social dentro da agropecuária. Por isso, é importante discutir uma alternativa semelhante à que já foi adotada para outras cadeias produtivas, como as do café e do suco de laranja, que recebem essa compensação em outros tributos”, disse o deputado.

Ainda não foi definida a data da ida do ministro à comissão.

Acompanhe tudo sobre:Guido MantegaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais