Brasil

Câmara aprova troca de indexador da dívida no início de 2016

A Câmara aprovou o projeto que determina prazo até 31 de janeiro de 2016 para a efetivação da troca do indexador das dívidas de Estados e municípios com a União


	Vista geral do Plenário da Câmara dos Deputados: matéria vai agora à sanção da presidente Dilma Rousseff
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Vista geral do Plenário da Câmara dos Deputados: matéria vai agora à sanção da presidente Dilma Rousseff (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2015 às 20h51.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que determina prazo até 31 de janeiro de 2016 para a efetivação da troca do indexador das dívidas de Estados e municípios com a União.

Como o texto já havia sido aprovado no Senado, a matéria vai agora à sanção da presidente Dilma Rousseff.

Originalmente, a Câmara dos Deputados havia aprovado um prazo de 30 dias para que a troca do indexador fosse feita, o que, segundo o Ministério da Fazenda, traria impacto de 3 bilhões de reais nas contas públicas.

O texto foi posteriormente alterado no Senado e, após o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se envolver diretamente nas negociações, foi dado o prazo até o fim de janeiro do ano que vem para a efetivação da troca do indexador. Como o texto aprovado pelos deputados foi modificado pelos senadores, precisou ser novamente analisado pela Câmara.

Caso a matéria seja sancionada por Dilma, o governo terá que rever até janeiro de 2016 os contratos e substituir o atual indexador, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ainda, os juros serão reduzidos para 4 por cento ao ano, dos atuais 6 a 9 por cento.

Quando a fórmula "IPCA mais 4 por cento ao ano" for maior que a variação acumulada da Selic, a própria taxa básica de juros será o indexador das dívidas.

A troca do indexador foi aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, mas ainda não foi regulamentada pelo governo, o que levou a Câmara a aprovar um projeto de lei dando prazo para a efetivação da troca.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas