Brasil

Câmara aprova texto principal de MP das concessões

A medida cria regras para a prorrogação de contratos de concessão, bem como estabelece a possibilidade de devolução negociada das que possuem problemas

Câmara dos Deputados: a Câmara seguirá agora analisando os destaques apresentados ao texto no plenário (Wilson Dias/Agência Brasil)

Câmara dos Deputados: a Câmara seguirá agora analisando os destaques apresentados ao texto no plenário (Wilson Dias/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 2 de maio de 2017 às 21h47.

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, o texto principal da Medida Provisória 752, que cria regras para a prorrogação de contratos de concessão em infraestrutura, bem como estabelece a possibilidade de devolução negociada de concessões com problemas.

O texto segue agora para o plenário do Senado, onde a expectativa do governo é aprová-lo já na quarta-feira, para evitar o risco da MP perder a validade, o que poderia ocorrer se ela não for votada até o dia 4 deste mês.

A Câmara seguirá agora analisando os destaques apresentados ao texto no plenário. Os parlamentares apresentaram mais de 10 destaques.

Uma fonte do governo que acompanha a votação não credita que algum deles possa alterar significativamente o projeto.

Entre os destaques há alguns que questionam, por exemplo, a possibilidade de prorrogação antecipada dos contratos.

A MP prevê a renovação dos contratos das atuais concessões de ferrovias e rodovias, mas exige novos investimentos e traz regras para compartilhamento das malhas com terceiros.

Já as regras para devolução negociada e posterior relicitação de contratos, atingem os setores de ferrovias, rodovias e aeroportos.

Segundo a fonte do governo que acompanha a tramitação, a votação da MP no Senado tende a ser "mais fácil" do que na Câmara, onde a oposição usou de muitos recursos regimentais, como a apresentação de requerimentos, para postergar a votação do texto.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto