Brasil

Câmara aprova projeto que prevê uso obrigatório de máscaras em todo o país

Proposta prevê multa de R$ 300 para quem descumprir a regra e o dobro do valor em caso de reincidência; dinheiro arrecado será usado no combate à covid-19

Brasil: Uso da máscara será regra em espaços públicos, transporte coletivo e locais privados acessíveis ao público (Fabio Vieira/Getty Images)

Brasil: Uso da máscara será regra em espaços públicos, transporte coletivo e locais privados acessíveis ao público (Fabio Vieira/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de maio de 2020 às 18h37.

Última atualização em 19 de maio de 2020 às 18h47.

A Câmara aprovou nesta terça-feira, 19, o texto-base do projeto que obriga o uso de máscaras de proteção individual em todo o País durante a pandemia. A proposta prevê multa de R$ 300 para quem descumprir a regra, e o dobro desse valor em caso de reincidência.

O texto pode ser alterado ainda. Deputados votam os destaques ao projeto e, depois dessa fase, a proposta precisa ainda passar pelo Senado.

O uso da máscara será regra em espaços públicos, transporte coletivo e locais privados acessíveis ao público. O dinheiro arrecadado com as multas deverá ser usado no combate à covid-19.

O projeto prevê que o poder público poderá fornecer máscaras de proteção individual às populações vulneráveis economicamente, mas onde o Estado não fornecer o material para as populações vulneráveis economicamente, a multa pelo descumprimento em razão da hipossuficiência deverá deixar de ser cobrada pela autoridade competente.

A regra também é dispensada para crianças menores de 3 anos e para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais, ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.

De autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) e relatado por Gil Cutrim (PDT-MA), o projeto também obriga estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia a fornecer o equipamento a seus funcionários.

Acompanhe tudo sobre:BrasilCoronavírus

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar