Brasil

Câmara aprova projeto que exige certidão criminal negativa para quem trabalha com crianças

Projeto é uma recomendação do relatório final da CPI da Câmara que apurou denúncias de turismo sexual e exploração sexual no Brasil

Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 20h53.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, um Projeto de Lei que estabelece a exigência de certidão negativa de antecedentes criminais para os profissionais que trabalham com crianças, como babás, professoras e enfermeiras.

O projeto é uma recomendação do relatório final da CPI da Câmara que apurou denúncias de turismo sexual e exploração sexual no Brasil. Desta forma, um artigo prevendo esta obrigatoriedade passará a ser acrescido ao Estatuto da Criança e do Adolescente, caso seja aprovado pelo Senado e receba a posterior sanção presidencial.

"A CPI constatou que muitos casos de exploração sexual de menores são praticados por pessoas que trabalham no atendimento a crianças. Propomos, assim, uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente, para exigir dos profissionais que vão trabalhar com crianças a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais", diz um trecho da recomendação da CPI.

Relatora do projeto, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) afirmou que o projeto amplia a abrangência do Estatuto da Criança e do Adolescente.

— O projeto garante que as crianças não sejam submetidas a profissionais que cometeram crimes contra a dignidade sexual — afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCrimeCriançasSegurança pública

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta