Brasil

Câmara aprova projeto que aumenta limite de pontos e validade da CNH

Proposta que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, foi aprovada pelos parlamentares com um placar folgado de 353 votos a 125

Trânsito: normas do Código de Trânsito Brasileiro serão alteradas pelo projeto aprovado (Levi Bianco/Getty Images)

Trânsito: normas do Código de Trânsito Brasileiro serão alteradas pelo projeto aprovado (Levi Bianco/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 23 de junho de 2020 às 21h35.

Última atualização em 24 de junho de 2020 às 09h28.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto principal de projeto do Poder Executivo que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, com um placar folgado de 353 votos a 125.

Entregue ao Congresso pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, o projeto foi alvo de críticas de parlamentares da oposição, por considerarem que flexibiliza as regras de trânsito em um país já marcado por altos índices de acidentes.

Na tentativa de adiar a votação, a oposição defendeu que a Casa deveria se debruçar sobre matérias voltadas ao combate à Covid-19. Foram apresentados requerimentos de retirada de pauta e de adiamento da discussão, todos rejeitados.

O texto aprovado na forma de um substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM-MA) aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração, segundo a Agência Câmara.

A atual validade da CNH de 5 anos fica mantida para condutores com mais de 50 anos, mas foi estendida pelo projeto para 10 anos àqueles com idade inferior a 50 anos.

A exigência de renovação a cada três anos passa a ser apenas para motoristas a partir de 70 anos, e não mais a partir dos 65 anos, ainda segundo a agência de notícias.

O texto, que ainda pode ser alterado decorrer da análise de emendas a serem votadas separadamente, prevê ainda a renovação a cada 5 anos para os que exercem a atividade remunerada de condutores.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCarteira de habilitação (CNH)

Mais de Brasil

Após cadeirada, 68% das reações nas redes foram negativas para Marçal e 32%, positivas

Topázio tem 54,8% e Marquito, 14,2%, em Florianópolis, diz pesquisa Futura

Cícero Lucena tem 46,6% e Ruy Carneiro, 20,9%, em João Pessoa, diz pesquisa Futura

Debate no SBT: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos participarão