Brasil

Câmara aprova MP que reajusta taxas da Ancine, Ibama e Cade

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a Medida Provisória (MP) 687/15, que autoriza a atualização de taxas da Ancine, Ibama e Cade


	Câmara dos Deputados: proposta, aprovada por 274 votos a favor votos e 132 contra, tem o objetivo de aumentar a arrecadação
 (Divulgação/Câmara dos Deputados)

Câmara dos Deputados: proposta, aprovada por 274 votos a favor votos e 132 contra, tem o objetivo de aumentar a arrecadação (Divulgação/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 21h16.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (27) a Medida Provisória (MP) 687/15, que autoriza a atualização de taxas da  Agência Nacional do Cinema (Ancine), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A proposta, aprovada por 274 votos a favor votos e 132 contra, tem o objetivo de aumentar a arrecadação. A MP ainda vai ser analisada pelo Senado.

O Cade teve as taxas sobre atos processuais de sua competência reajustadas de R$ 45 mil para R$ 85 mil. O Ibama teve aumentada a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), fixada para as empresas que desrespeitam a legislação ambiental conforme o grau de poluição, o uso ambiental e o porte da empresa. Já a Ancine teve estipulado o valor da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) em 20% para as obras cinematográficas exibidas em cinemas (até 6 cópias).

Os deputados aprovaram ainda uma sugestão ao texto e reduziram o prazo de vigência para incentivos à produção audiovisual que expiram em 2016. A proposta original fixava em 2021 o novo prazo, com a alteração, o financiamento às obras audiovisuais via dedução no Imposto de Renda (IR) expira em 2017.

O relator, deputado Afonso Motta (PDT-RS), incluiu também na MP item que prevê a redução da taxa, que incidirá sobre CDs e DVDs de obras videofonográficas de tiragem até 2 mil exemplares. Motta também incorporou no texto a obrigação de a Ancine decidir sobre o financiamento de videoclipes nacionais, fixando parâmetros para classificar as obras videofonográficas.

Acompanhe tudo sobre:CadeCâmara dos DeputadosIbamaPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária