Brasil

Câmara aprova moção de repúdio aos EUA por espionagem

Por 292 votos a 86, os deputados aprovaram a moção proposta pelo PT e outros partidos


	Suposta espionagem a cidadãos e empresas brasileiras foi denunciada em reportagem do jornal O Globo, que cita documentos fornecidos pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden
 (Gleb Garanich/Reuters)

Suposta espionagem a cidadãos e empresas brasileiras foi denunciada em reportagem do jornal O Globo, que cita documentos fornecidos pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden (Gleb Garanich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2013 às 21h58.

Brasília - A Câmara aprovou nesta terça-feira uma moção de repúdio ao governo dos Estados Unidos por denúncias de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) teria monitorado dados de comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros.

Por 292 votos a 86, os deputados aprovaram a moção proposta pelo PT e outros partidos, que cita o artigo 5º da Constituição, que determina a inviolabilidade de sigilo de correspondências e de comunicações telegráficas, além da Declaração Universal dos Diretos do Homem adotada pelas Nações Unidas, que veda "interferências" na vida privada.

A moção, no entanto, sofreu críticas por parte de deputados da oposição.

A suposta espionagem a cidadãos e empresas brasileiras foi denunciada em reportagem do jornal O Globo, que cita documentos fornecidos pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden sobre um amplo esquema da agência norte-americana de monitoramento das comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros.

Mais cedo, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou um voto de apoio ao pedido de asilo que Snowden encaminhou ao Brasil e ainda um voto de censura ao governo norte-americano.

Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Defesa, Celso Amorim, e do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira, devem comparecer à comissão para discutir o caso.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve fazer o mesmo na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosCâmara dos DeputadosEspionagemEdward Snowden

Mais de Brasil

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha

Previsão do tempo: fim de semana em São Paulo terá tempo seco e temperaturas amenas

Hugo Motta envia pedidos de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética