Brasil

Câmara aprova garantia da União de até R$ 20 bi para trem-bala

O custo total do empreendimento, no entanto, é estimado pelo TCU em 33 bilhões

Leilão do projeto marcado para 29 de abril pode ser adiado (Divulgação)

Leilão do projeto marcado para 29 de abril pode ser adiado (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2011 às 09h45.

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da terça-feira que a União ofereça garantia para um financiamento de até 20 bilhões de reais do BNDES ao projeto do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro.

Os sete destaques apresentados ao texto, porém, devem ser analisados na sessão desta quarta-feira, após um acordo entre as lideranças partidárias, segundo informações no site da Câmara.

Um dos destaques trata da criação da estatal federal para ser sócia do empreendimento, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav).

Como não concorda com a criação da Etav por meio da medida provisória e com os altos custos da obra, a oposição obstruiu a votação da matéria até o final da noite de terça-feira.

O texto aprovado, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) autoriza o BNDES a financiar o projeto do trem-bala em até 20 bilhões de reais. O valor deverá ser corrigido pelo IPCA acumulado desde dezembro de 2008.

O custo total do empreendimento é estimado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 33 bilhões.

O processo de licitação do trem-bala, contudo, deverá sofrer atraso. Na quinta-feira o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidirão, formalmente, se o leilão do projeto, marcado para o dia 29 deste mês, será adiado.

Uma fonte do governo antecipou à Reuters na semana passada que a licitação deverá ser remarcada para julho. Se confirmado, esse será o segundo adiamento, já que, inicialmente, a licitação estava marcada para dezembro passado.

As empresas interessadas pedem mais tempo para analisar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilFerroviasSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia