Brasil

Câmara aprova criação de banco de desenvolvimento dos BRICS

A Casa aprovou a criação de um banco de desenvolvimento dos BRICS para financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável dos membros


	Líderes dos BRICS: a nova instituição foi acordada no ano passado
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Líderes dos BRICS: a nova instituição foi acordada no ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2015 às 16h51.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a criação de um banco de desenvolvimento dos BRICS para financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável dos próprios membros do bloco e de outras economias emergentes, informou a Agência Câmara.

A nova instituição, chamada Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), foi acordada pelos integrantes do bloco - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - no ano passado, durante reunião de cúpula em Fortaleza.

O NBD será aberta a qualquer membro da Organização das Nações Unidas. Mas os sócios fundadores manterão poder de voto conjunto de pelo menos 55 por cento. Além disso, nenhum outro país individualmente terá o mesmo poder de voto de um membro dos BRICS.

No total, o acordo autoriza o banco a operar com um capital de 100 bilhões de dólares. Esse valor pode ser alterado a cada cinco anos pelo Conselho de Governadores, órgão máximo da administração do NBD, formado por ministros dos países fundadores.

Com sede em Xangai, na China, e escritórios nos demais países, o banco terá capital inicial subscrito de 50 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:BancosBricsCâmara dos DeputadosFinançasPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades