Brasil

Câmara amplia prazo para municípios aprovarem plano de mobilidade

Cidades com mais de 250 mil habitantes podem apresentar seus planos de mobilidade urbana até abril de 2022 e com menos que isso, até abril 2023

Câmara: MP aprovada pelos deputados será encaminhada para o Senado (Adriano Machado/Reuters)

Câmara: MP aprovada pelos deputados será encaminhada para o Senado (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2020 às 07h09.

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira, 23, uma medida provisória, publicada no ano passado, que amplia o prazo para municípios aprovarem seus planos de mobilidade urbana. Houve acordo entre os partidos e a proposta passou de forma simbólica, sem contagem dos votos, e também sem destaques (pedidos de alteração). A medida provisória não estava na pauta da sessão virtual desta noite e foi colocada na última hora. A proposta vai agora ao Senado.

O texto aprovado foi o relatório do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), ex-prefeito de Curitiba (PR). Ele estabeleceu prorrogação do prazo em duas faixas. Cidades com mais de 250 mil habitantes podem apresentar até abril de 2022 e com menos que isso, até abril 2023.

Antes da crise da covid-19, uma comissão mista presidida pelo deputado Vinicius Poit (Novo-SP) foi formada para debater a medida do Executivo. Na época, o relator designado foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Ele chegou a apresentar parecer, mas o texto não foi aprovado na comissão especial.

A medida precisa ser aprovada pelo Senado até a terça-feira, 28, para não perder a validade.

A MP foi editada em novembro do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo então ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para modificar regras e prazos relativos ao Plano de Mobilidade Urbana, lançado por lei federal em 2012. Originalmente, a MP estabelecia que os municípios obrigados a elaborar o plano deveriam fazê-lo e aprová-lo até 12 de abril de 2021.

A sessão da Câmara foi encerrada na sequência e nova reunião foi convocada para a segunda-feira, 27.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos Deputadoscidades-brasileirasmobilidade-urbana

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”