Pessoas tomam sol no Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas, em Bela Vista (Agência Brasil)
Redação Exame
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 07h33.
Última atualização em 21 de janeiro de 2025 às 07h34.
Depois do primeiro final de semana com cara de verão em 2025, esta terça-feira será de temperaturas altas em todo o país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), SP deve atingir a máxima de 32º, com previsão de pancadas de chuva para o período da tarde. A cidade deve seguir com máximas elevadas ao longo da semana, assim como em grande parte do país.
Partes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o extremo sul gaúcho e a faixa central do Paraná estão sob alertas de chuvas intensas, regiões nas quais pode chover até 100mm. Chuvas de menor intensidade, contudo, também devem atingir todo o restante da porção central do país.
Segundo o Inmet, apenas os estados de Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Acre e Roraima não têm alerta de chuva para esta terça, com tempo firme e máximas que podem chegar aos 38°C em Boa Vista.
Outras capitais com previsão de calor são Vitória (36°C), Manaus (34°C) e Belo Horizonte, Rio Branco e Salvador (33°C). Para a capital fluminense, os termômetros podem chegar a 40ºC.
O calor só dá uma trégua no Paraná (máxima de 26°C em Curitiba), enquanto, também na região Sul, Porto Alegre e Florianópolis não devem passar dos 30°C, mesma máxima que deve ser registrada em Aracaju, Belém, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Recife e São Luís.
Segundo o Climatempo, a "formação e intensificação de um ciclone extratropical em alto mar", entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, resultará em fortes chuvas no extremo sul do país, com o fenômeno se movendo em direção a Santa Catarina e Paraná.
*Com o Globo.