Brasil

Caixas de leite saem com 'botão do pânico' para mulheres vítimas de violência

A caixa de leite foi escolhida por ser um 'produto universal', presente na casa da maioria das pessoas, de diversas faixas etárias e condições socioeconômicas

Botão do pânico: Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência (Justiceiras/Divulgação)

Botão do pânico: Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência (Justiceiras/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de março de 2023 às 22h00.

A partir desta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, 200 milhões de caixa de leite com botões do pânico circularão em mercados de várias cidades do Brasil.

Esse botão é um QR Code que leva a um formulário do grupo Justiceiras, projeto que atende mulheres vítimas de violência.

Para ler o código, basta apontar a câmera do celular e clicar no link que aparecerá na tela do aparelho.

Por meio desse questionário, é possível que a própria vítima peça ajuda. Pessoas que presenciarem situações de violência também podem pedir socorro para outra mulher ou fazer denúncia anônima.

De acordo com Gabriela Manssur, advogada e presidente do Justiceiras, a caixa de leite foi escolhida por ser um 'produto universal', presente na casa da maioria das pessoas, de diversas faixas etárias e condições socioeconômicas.

"Estaremos à total disposição dessas mulheres com todas as nossas 15.000 voluntária inscritas em todo país, e em 27 países do mundo."

O formulário do botão do pânico direciona o acesso a profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Psicologia, Assistência Social e Acolhimento.

Acompanhe tudo sobre:Dia Internacional da MulherFeminicídiosQR codes

Mais de Brasil

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes

Moraes revoga domiciliar de idosas do 8/1 que descumpriram uso da tornozeleira mais de mil vezes

Líder do PL diz que estuda 'soluções' legislativas para Eduardo Bolsonaro concluir mandato dos EUA