Brasil

Caixa vai oferecer microcrédito em Fortaleza com instituto

Banco do Instituto Palmas vai operar a linha de crédito; Caixa espera atender 25 mil pessoas

Crédito da Caixa será destinado ao Conjunto Palmeira, bairro na periferia de Fortaleza (Lia Lubambo/EXAME)

Crédito da Caixa será destinado ao Conjunto Palmeira, bairro na periferia de Fortaleza (Lia Lubambo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 13h48.

Brasília - A Caixa Econômica Federal e o Instituto Palmas assinaram, hoje (15), em Fortaleza, contrato para concessão de microcrédito produtivo orientado. O acordo permitirá ao Banco Palmas operar o microcrédito da Caixa. O banco espera atender cerca de 25 mil pessoas. A taxa vai variar de 1,49% a 3,9% ao mês, com prazo de um a 24 meses.

O Banco Palmas é uma iniciativa da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, bairro popular na periferia de Fortaleza que tem 32 mil moradores.

Segundo a Caixa, a parceria começou com a atuação do banco comunitário como correspondente Caixa Aqui. Ao operar como correspondente, o Banco Palmas realiza, com três equipamentos, cerca de 18 mil autenticações por mês, com destaque para os clientes que recebem o benefício do Programa Bolsa Família.

A parceria também desenvolverá ações conjuntas para aprimorar a Coleção Caixa de Educação Financeira – um conjunto de cartilhas disponível gratuitamente no endereço http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp. O material será utilizado pelo público beneficiário do microcrédito.

A parceria com o Banco Palmas também prevê a coleta biométrica de beneficiários do Programa Bolsa Família residentes na localidade. O processo consiste na coleta das digitais e no uso na autenticação sem a necessidade de memorização e digitação da senha. Essa ação faz parte do projeto piloto de biometria da Caixa que começou em novembro de 2010.

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaCréditoEmpresasFinanças

Mais de Brasil

Giro do dia: morte de Pepe Mujica, CPI das Bets, JBS, INSS e investimentos da China

Governo Lula paralisa cessão da área da favela do Moinho em SP ao governo Tarcísio

Prefeito de Sorocaba (SP) vira réu por suspeita de superfaturamento na compra de lousas digitais

Tornado atinge município do RS, provoca danos em mais de 280 moradias e destrói rede elétrica