A onda de boatos resultou em saques de 152 milhões de reais (Tânia Rêgo/ABr)
Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2013 às 10h14.
São Paulo – Uma alteração no calendário dos pagamentos do programa social do governo federal Bolsa Família, sem aviso prévio, pode ter iniciado uma onda de boatos que resultou em saques de 152 milhões de reais do benefício no final de semana passado. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a reportagem, a Caixa Econômica Federal alterou a posição oficial e agora admite ter antecipado o pagamento para a sexta-feira, dia 17, com o objetivo de melhorar o Cadastro de Informações Sociais.
Os boatos sobre o fim do programa assustaram milhares de beneficiados durante o final de semana passado. Filas e tumultos se formaram nas agências do banco em todo o país. Foram realizados 920 mil saques neste período.
A presidente Dilma Rousseff definiu o incidente como "absurdamente desumano" e solicitou que a Polícia Federal investigasse o caso. Na terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sugeriu que a ação possa ter sido “orquestrada” devido à velocidade com que os boatos se espalharam.
Os primeiros resultados da investigação da PF apontam para a possibilidade do boato ter surgido a partir de ligações originadas por telemarketing.