Brasil

CadÚnico: Fies Social oferece financiamento integral usando cadastro

Financiamento garante vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único, além de contemplar autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas

Fies 2025: programa federal oferece financiamento estudantil com foco em inclusão social e acesso ao ensino superior privado (José Cruz/Agência Brasil)

Fies 2025: programa federal oferece financiamento estudantil com foco em inclusão social e acesso ao ensino superior privado (José Cruz/Agência Brasil)

Publicado em 17 de julho de 2025 às 10h01.

A modalidade social do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024, permite que estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) financiem até 100% dos encargos educacionais.

O CadÚnico, utilizado para identificar famílias de baixa renda no Brasil, dá acesso a programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Estudantes pré-selecionados para o Fies Social com renda per capita de até meio salário mínimo não precisam comprovar a renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem validar as outras informações na comissão.

Caso haja divergência nas informações sobre a renda, será exigida documentação adicional.

Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs), é necessário apresentar um laudo médico comprovando a deficiência e o grau, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Também em 2024, o Fies passou a reservar vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de PCDs.Candidatos com esse perfil devem declarar sua etnia ou situação de deficiência ao se inscrever.

As inscrições para o segundo semestre de 2025 estão abertas até 18 de julho, com 74.500 vagas disponíveis em 18.419 cursos de 1.215 instituições privadas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Acompanhe tudo sobre:Fiesfinanciamentos-pessoaisGoverno LulaEducação

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação na trama golpista, contesta delação de Cid e pede absolvição

Lula cobra resultados de ministros, cita eleição e diz que governo 'não tem mais muito tempo'

Padilha reage após EUA revogar vistos de nomes do Mais Médicos: 'Não nos curvaremos'

Lula critica revogação de vistos de autoridades brasileiras por governo Trump: 'EUA são mau exemplo'