Brasil

Cade irá apurar cartel no mercado de peças automotivas

Há evidências de que 28 empresas que atuam no setor compartilharam informações comercial e concorrencialmente sensíveis


	Autoindústria: há evidências de que 28 empresas que atuam no setor compartilharam informações comercial e concorrencialmente sensíveis
 (REUTERS/Jason Lee)

Autoindústria: há evidências de que 28 empresas que atuam no setor compartilharam informações comercial e concorrencialmente sensíveis (REUTERS/Jason Lee)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 16h19.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (<a href="https://exame.com.br/topicos/cade"><strong>Cade</strong></a>) informou hoje (29) que abriu processo administrativo para apurar a suposta prática de cartel no mercado independente de peças <a href="https://exame.com.br/topicos/automobilismo"><strong>automotivas</strong></a> de reposição. </p>

Há evidências de que 28 empresas que atuam no setor compartilharam informações comercial e concorrencialmente sensíveis, segundo parecer dos técnicos.

Entre os motivos da investigação, o órgão do Cade destaca que a troca de informações teria permitido às empresas prever preços, níveis de venda e produção e estratégias de negócio umas das outras para, desse modo, estruturar uma atuação coordenada e estratégica entre elas, com efeito de prejudicar ou limitar a concorrência no mercado independente de peças automotivas de reposição. Esses ajustes eram conduzidos por, pelo menos, 66 pessoas físicas ligadas às empresas.

As práticas teriam sido implementadas por e-mails, contatos telefônicos e planilhas, além de reuniões presenciais realizadas periodicamente nas dependências das empresas e em restaurantes. Tais condutas anticompetitivas teriam ocorrido, possivelmente, entre os anos 2003 e 2016, informa o Cade.

Os acusados serão notificados para apresentar suas defesas e, ao final da instrução processual, a superintendência do Cade se manifestará pelo arquivamento ou pela condenação. Neste caso, remeterá o caso para julgamento no Tribunal Administrativo do Cade, responsável pela decisão final.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCadeCarrosIndústriaIndústrias em geralVeículos

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026