Brasil

Butantan vai entregar antes do previsto 100 milhões de doses da vacina

Fábrica trabalha 24 horas para produzir o imunizante. Nessa semana chegam da China mais 8 mil litros do chamado IFA, que equivale a 14 milhões de doses

 (Amanda Perobelli/Reuters)

(Amanda Perobelli/Reuters)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 1 de março de 2021 às 13h44.

Última atualização em 1 de março de 2021 às 16h45.

O Instituto Butantan vai concluir a entrega de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde até o dia 30 de agosto deste ano. Isso representa um mês antes da data-limite que foi acordada em contrato com o governo federal. Somente em março, serão entregues 21 milhões de vacinas.

“Isso só foi possível porque a fábrica do Butantan está trabalhando 24 horas por dia. Até o fim de abril entregaremos 46 milhões de doses, e até 30 de agosto, outras 54 milhões. Inicialmente era 30 de setembro. A orientação é tentarmos acelerar o máximo possível a produção, tendo em vista que é a única solução definitiva para o Brasil sair dessa crise”, disse o governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 1° de março.

Na quarta-feira, 3, o Butantan faz a entrega de um mega lote de 900 mil doses. Desde a semana passada, o laboratório começou a liberação de um total de 3,4 milhões de doses, com uma média de 420 mil por dia. Este lote foi envasado no Brasil, com a matéria-prima vinda da China.

Ainda essa semana chegam da Ásia mais 8 mil litros do chamado IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), a matéria-prima, capaz de produzir 14 milhões de doses. A meta do governo paulista é, a partir de dezembro, fabricar todo o processo da vacina em território nacional, sem depender de insumo da China.

Desde sábado, 27 de fevereiro, começou a campanha de imunização em todo o estado de São Paulo para idosos entre 80 e 84 anos. A partir da quarta-feira, 3, começa a aplicação em pessoas de 77 a 79 anos, neste último grupo estão 430 mil pessoas. O estado já vacinou um total de 2.383.056 pessoas, com pelo menos a primeira dose.

Por conta da alta demanda, a prefeitura de São Paulo vai instalar mais dois postos drive-thru de vacinação: um no Estádio do Morumbi, na região Sul, e no Memorial da América Latina, na região Oeste. Os novos locais vão funcionar a partir desta terça-feira, 2, das 8h às 17h.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras com os principais temas da política no Brasil e no mundo. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstado de São PauloInstituto ButantanJoão Doria JúniorPandemia

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas