Brasil

Butantan recebe IFA para produzir mais 4 milhões de doses de Coronavac

A remessa permitirá a produção de 4 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac

Coronavac: a previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas (Amanda Perobelli/Reuters)

Coronavac: a previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas (Amanda Perobelli/Reuters)

AM

André Martins

Publicado em 1 de agosto de 2021 às 21h18.

Última atualização em 1 de agosto de 2021 às 21h24.

O Instituto Butantan recebe neste domingo, 1º, mais 2 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção da vacina contra covid-19 Coronavac. A remessa permitirá a produção de 4 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O avião vindo da China pousará no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, as 4 milhões de doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 15 a 20 dias depois que a produção começar. O imunizante será, então, disponibilizado para aplicação em todo o país.

Até o momento, o Butantan já entregou 61,6 milhões de doses da vacina encomendada por dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. A previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas.

No último dia 13 de julho foram recebidos mais 12 mil litros de IFA que vão permitir o envase de 20 milhões de doses da Coronavac.

Pedido para aplicação em menores de idade

Na última sexta-feira, 30, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina Coronavac. A empresa quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina.

A vacina está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas com 18 anos de idade ou mais desde o dia 17 de janeiro deste ano.

Até o momento, a única vacina contra covid-19 aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a vacina da Pfizer, que tem indicação em bula para uso a partir de 12 anos de idade.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

 

Acompanhe tudo sobre:Ministério da SaúdeIFAvacina contra coronavírusInstituto ButantanSinovac/Coronavac

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país