Brasil

Bruno Covas inicia nesta terça-feira segundo ciclo de quimioterapia

O procedimento, que deve durar cerca de 30 horas, é para tratar um câncer metastático no aparelho digestivo

Bruno Covas: prefeito está em tratamento de câncer no trato digestivo (Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação)

Bruno Covas: prefeito está em tratamento de câncer no trato digestivo (Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 16h49.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vai iniciar nesta terça-feira, 12, o segundo ciclo de quimioterapia infusional para tratamento de câncer metastático no aparelho digestivo. O procedimento deve durar cerca de 30 horas.

Segundo boletim médico, a decisão foi tomada com base "nas boas condições clínicas do prefeito e dos resultados dos exames mais recentes". "Os trombos estão sob controle e já diminuíram. Por isso, a medicação anticoagulação, que era por via intravenosa, passou a ser administrada por via subcutânea", afirma o texto.

Covas está internado desde o dia 23 de outubro, inicialmente para tratar de uma infecção de pele na perna direita. O prefeito teve uma trombose na perna e um coágulo que evoluiu para uma tromboembolia pulmonar (coágulos que se formaram nos dois pulmões).

A investigação da tromboembolia mostrou que o prefeito tem um câncer localizado na cardia, local de ligação entre o esôfago e o estômago, que já havia sofrido metástase e atingido fígado e linfonodos. Após a primeira sessão de quimioterapia, na semana passada, os médicos descobriram mais um trombo, desta vez no coração.

Covas não deixou o cargo e tem enviado vídeos a secretários e às redes sociais. Em seu apartamento, tem recebido secretários e aliados políticos. Sua equipe mantém as costuras para viabilizar sua reeleição, mesmo com ele internado.

O prefeito Bruno Covas está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por David Uip, Roberto Kalil Filho, Raul Cutait, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Cyrillo Cavalheiro Filho e Andre Echaime Vallentsits Estenssoro.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasCâncerDoenças

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso