Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Briga no PSDB; Jaques tenta unir Marina e FHC; Nikki Haley deixará ONU e mais...

Nikki Haley e Donald Trump: embaixadora dos Estados Unidos na ONU anunciou ontem, (9), que deixará o posto

Nikki Haley e Donald Trump: embaixadora dos Estados Unidos na ONU anunciou ontem, (9), que deixará o posto

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 07h07.

Última atualização em 10 de outubro de 2018 às 07h28.

Briga no PSDB

Durante a reunião fechada da executiva do PSDB, nesta terça-feira, o presidente do partido, Geraldo Alckmin, enfrentou o candidato a governador de São Paulo, João Doria. A informação é da Folha de S.Paulo, que ouviu três diferentes fontes presentes na reunião, em Brasília. Elas relataram que Alckmin interrompeu Doria e disse que não era um “traidor” e “covarde”. Um dos integrantes do partido que relatou a discussão diz que o presidenciável ainda teria justificado: “Eu não sou falso”. O contexto das declarações ainda não está claro. Doria, que ascendeu no PSDB graças ao apoio de Alckmin, está numa ofensiva para tirar o presidenciável do comando da sigla. O diretório municipal já expulsou Saulo de Castro, aliado de Alckmin, e Alberto Goldman, próximo a Serra e crítico declarado de Doria. Segundo o jornal, a executiva nacional desautorizou.

Bolsonaro já tem nove ministros

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) já tem um esboço de pelo menos 9 dos 15 nomes para ocupar a Esplanada dos Ministérios, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Entre os nomes cotados estão Paulo Guedes, para a Fazenda; o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), para a Casa Civil; na Educação, Cultura e Esportes ficaria Stravos Xanthopoylos, ex-integrante da FGV; na Saúde, Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos; na Defesa, o general da reserva Augusto Heleno; na Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes. A promessa de Bolsonaro é cortar o número de ministérios de 29 para 15.

Jaques tenta “frente democrática”

Segundo o jornal O Globo, o senador eleito Jaques Wagner, que passou a integrar a campanha de Fernando Haddad, tenta costurar uma “frente democrática” contra Jair Bolsonaro. Seu plano é unir Ciro Gomes, Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva no palanque do PT.

Exportação recorde

A exportação de soja e derivados da oleaginosa do Brasil em 2018 foi estimada nesta terça-feira (9) em um recorde de 38,3 bilhões de dólares, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que reúne as maiores tradings do setor. A exportação do complexo soja do Brasil, maior exportador global da oleaginosa em grão, foi vista em 33,7 bilhões de dólares em 2019, segundo a Abiove, em sua primeira estimativa para o próximo ano.

Rainhas do plástico

As empresas de bebida Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé são as maiores produtoras de lixo plástico do mundo, revelou relatório do grupo ambientalista Greenpeace nesta terça-feira. Trabalhando com o movimento Break Free From Plastic, o Greenpeace disse ter organizado 239 coletas de plástico em 42 países por todo o mundo, que resultaram na análise de 187 mil peças de lixo plástico. O objetivo era ter uma ideia de como grandes corporações contribuem para o problema da poluição. A Coca-Cola, maior produtora de refrigerantes do mundo, foi também a maior produtora de lixo, disse o Greenpeace, que encontrou lixo plástico com a marca da Coca em 40 dos 42 países analisados. Todas as três companhias assumiram compromissos sobre suas embalagens para 2025. A Coca disse que todas as suas embalagens serão recicláveis, a Nestlé disse que as suas serão recicláveis ou reutilizáveis e a PepsiCo disse que suas embalagens serão recicláveis, compostáveis e biodegradáveis.

Nikki Haley de saída

Nikki Haley deixará o posto de embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) até o final do ano. De acordo com relatos de fontes ouvidas pela rede de notícias CNN, a decisão de Haley pegou o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o assessor de Segurança Nacional, John Bolton, de surpresa. Segundo Trump, ela o havia dito há seis meses que poderia sair do posto no fim deste ano. O republicano se negou a nomear o sucessor de Haley na ONU, mas afirmou que “muitas pessoas” querem o cargo e que o sucessor será discutido diretamente com ela e outras autoridades. Uma das opções cogitadas pelo presidente é sua filha Ivanka Trump. “Ela seria dinamite”, afirmou Trump, que teme possíveis acusações de nepotismo. Mark Sanford, influente senador republicado, disse que a ideia só pode ser “brincadeira”.

Itamaraty exige investigação na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil exigiu nesta terça-feira que as autoridades da Venezuela permitam uma investigação “transparente” e “independente” sobre a morte do opositor Fernando Albán, que estava detido na sede do Serviço de Inteligência (Sebin) em Caracas. “As circunstâncias da morte de Fernando Albán em instalações prisionais sob direto e integral controle das autoridades venezuelanas suscitam legítimas e fundadas dúvidas quanto a eventuais responsabilidades e exigem a mais rigorosa, independente e transparente investigação”, ressaltou o Itamaraty em comunicado. Albán, do partido opositor Primero Justicia (PJ), foi detido na sexta-feira no Aeroporto Internacional de Maiquetía, que serve a capital Caracas, quando retornava à Venezuela procedente dos Estados Unidos. O ministro do Interior da Venezuela, Néstor Reverol, afirmou no Twitter que Albán estava “na sala de espera” de uma sede do Serviço de Inteligência em Caracas e “se jogou por uma janela das instalações, caindo ao vazio”.

Trump confirma novo encontro com Kim

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira que realizará uma segunda reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, dizendo que autoridades de ambos os países estão organizando o encontro. Trump, falando no Salão Oval da Casa Branca após anunciar a renúncia da embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, teve uma ótima reunião com Kim e que três ou quatro locais estão sendo considerados para a realização da próxima cúpula entre os dois líderes.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Exame HojeItamaratyKim Jong-unONUPSDB

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores