Brasil

Brasileiros burlam leis e fazem 'selfies' nas urnas

As 'selfies' de alguns eleitores estão sendo reproduzidas pelo site 'http://selfienaurna.tumblr.com/' e muitas outras foram publicadas nas redes sociais


	Tela mostra tumblr "#SelfieNaUrna": em página de rede social estão sendo reunidas imagens capturadas no momento do voto Ato, contudo, é proibido por lei eleitoral
 (Reprodução/EXAME.com)

Tela mostra tumblr "#SelfieNaUrna": em página de rede social estão sendo reunidas imagens capturadas no momento do voto Ato, contudo, é proibido por lei eleitoral (Reprodução/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 14h25.

São Paulo.- Muitos brasileiros burlaram as leis eleitorais e tiraram fotos junto às urnas no momento do voto durante o pleito realizado neste domingo para as escolhas de presidente, senadores, deputados federais e estaduais.

As 'selfies' de alguns eleitores estão sendo reproduzidas pelo site 'http://selfienaurna.tumblr.com/' e muitas outras foram publicadas nas redes sociais.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antônio Dias Toffoli, afirmou hoje que a corte analisará a publicação de 'selfies', embora tenha dito que a prioridade das autoridades é evitar a compra de votos e não coibir a 'vaidade' dos eleitores.

'O que mais preocupa à Justiça Eleitoral não é a vaidade, é a situação em que uma pessoa seja coagida para levar um elemento de prova a quem comprou o voto', disse Toffoli em entrevista coletiva.

Ele relacionou as 'selfies' à 'vaidade humana' e admitiu que não há condições de colocar detectores de metal em todos os colégios eleitorais para proibir o uso de telefones celulares ou câmeras.

Uma das que infrigiram a legislação eleitoral foi a produtura musical Paula Lavigne, ex-mulher do cantor Caetano Veloso, que fotografou a tela da urna eletrônica mostrando seu voto no candidato à deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Depois, ela voltou às redes sociais e alegou que se tratava de uma foto-montagem. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Política no BrasilTSE

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos