Brasil

Brasileiro é novo secretário do Colégio Cardinalício

D. Ilson de Jesus Montanari foi nomeado para o cargo pelo papa Francisco


	Papa Francisco: Montanari sucede a d. Lorenzo Baldisseri, que passou a ocupar o cargo de secretário-geral do Sínodo dos Bispos e foi elevado a cardeal pelo papa
 (Andrew Medichini/Reuters)

Papa Francisco: Montanari sucede a d. Lorenzo Baldisseri, que passou a ocupar o cargo de secretário-geral do Sínodo dos Bispos e foi elevado a cardeal pelo papa (Andrew Medichini/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 17h25.

Sorocaba - O brasileiro d. Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, foi nomeado nesta terça-feira, 28, pelo papa Francisco para o cargo de secretário do Colégio Cardinalício. Natural de Sertãozinho (SP), na arquidiocese de Ribeirão Preto, ele ocupa desde outubro do ano passado a secretaria da Congregação para os Bispos, cujo presidente é o cardeal canadense Marc Ouellet. Os dois cargos são cumulativos.

Montanari sucede a d. Lorenzo Baldisseri, ex-núncio apostólico no Brasil, que passou a ocupar o cargo de secretário-geral do Sínodo dos Bispos e foi elevado a cardeal entre os 19 nomes anunciados, em 12 de janeiro, pelo papa Francisco. Funcionário da Congregação dos Bispos desde 1989, o brasileiro foi nomeado arcebispo em outubro do ano passado, por causa da função que passava a exercer. No dia 7 de novembro, recebeu a ordenação episcopal.

Na eventualidade de um conclave, o secretário do Colégio de Cardeais funciona também como secretário na condução dos trabalhos para a escolha do novo papa. Em 13 de março do ano passado, Baldisseri, então secretário do conclave, recebeu a indicação de que seria nomeado cardeal quando pôs o solidéu branco na cabeça de Francisco e este, em retribuição, lhe impôs o solidéu vermelho que usava.

O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais, sendo 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. A partir de 22 de fevereiro, quando se realizará o consistório para formalização das novas nomeações, os eleitores serão 123, mas até maio esse número baixará para 120 (máximo de eleitores estabelecido para o conclave), pois três cardeais completarão 80 anos.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaReligião

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas