Brasil

Brasil pode escapar dos seus "clichês de samba", diz FT

Artigo do jornal britânico conclui que "trajetória deprimente" do país nos últimos anos pode levar a uma visão mais realista do país no exterior


	Percussão de samba: jornal vê oportunidade de Brasil fugir dos clichês
 (.)

Percussão de samba: jornal vê oportunidade de Brasil fugir dos clichês (.)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 2 de novembro de 2013 às 17h34.

São Paulo - O Brasil voltou a ser assunto no Financial Times. Em artigo de opinião assinado por John Paul Rathbone e publicado no final da tarde de ontem, o jornal britânico cria um paralelo entre a ascensão e queda dos negócios de Eike Batista e a euforia da era Lula seguida de crescimento baixo.

Chamando o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva de "o mais bem-sucedido político do seu tempo por quase qualquer critério", o texto nota que o Brasil conquistou maior protagonismo internacional e avanços sociais, mas que "grande parte da 'nova classe média' permanece, na realidade, apenas a um contracheque de distância da pobreza."

O FT diz que impulsionados por anos de liquidez internacional e boom das commodities, Eike e Lula eram dois lados de uma mesma moeda. O país, segundo ele, vive agora um momento de "perda de rumo", mas que pode ter consequências positivas. 

"O desapontamento pode pelo menos libertar o Brasil da prisão de seus muitos clichês (samba, praias, dinheiro, diversão!) com os quais Lula e o Sr. Batista frequentemente brincaram e que o mundo tão ansiosamente comprou", conclui.

Como evidências de uma nova visão mais realista do Brasil, John Paul destaca o impacto limitado da falência de Eike, o tamanho e potencial da economia brasileira e a estabilidade do país mesmo com "uma vizinhança difícil", citando a Venezuela, Argentina e Bolívia.

Acompanhe tudo sobre:Eike BatistaEmpresáriosEmpresasFinancial TimesJornaisLuiz Inácio Lula da SilvaMMXOSXPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas