Brasil

Brasil vai propor metas para o efeito estufa

Metas seriam autoimpostas e sim determinadas de acordo com o que cada país acha possível fazer


	Gases causadores do efeito estufa: metas dos países ricos seriam de reduções em termos absolutos
 (REUTERS/Vasily Fedosenko)

Gases causadores do efeito estufa: metas dos países ricos seriam de reduções em termos absolutos (REUTERS/Vasily Fedosenko)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 21h07.

São Paulo - O Brasil vai apresentar à Conferência das Partes sobre o Clima (COP 20), na próxima semana, em Lima, uma proposta para que países em desenvolvimento também assumam metas de mitigação da emissão de gases do efeito estufa e de adaptação às consequências do aquecimento.

As metas, no entanto, seriam autoimpostas e sim determinadas de acordo com o que cada país acha possível fazer.

A alternativa brasileira pretende ser a solução para o impasse que, até agora, tem dificultado as negociações para um acordo que substitua o Protocolo de Kioto a partir de 2020.

Desde 2009, quando a COP 15, em Copenhague, terminou sem acordo, os países ricos tentam fazer com que os em desenvolvimento - em especial os emergentes - assumam também responsabilidade nas metas.

A proposta brasileira é um meio termo. As metas não seriam comuns, mas os emergentes adotariam uma postura semelhante ao que o Brasil fez em Copenhague: proporiam suas metas e essas se tornariam obrigatórias.

Já as metas dos países ricos seriam de reduções em termos absolutos, além de ajudarem a financiar a adaptação dos países mais pobres.

"Justiça também é algo que os países querem ver", disse o subsecretário de Meio Ambiente e Energia do Itamaraty, José Antônio Marcondes de Carvalho, lembrando que o atual estoque de gases começou a ser formado na Revolução Industrial.

Marcondes acredita que agora o caminho está melhor. "Copenhague foi uma lição aprendida. Não se espera e não se quer repetir aquele final."

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAquecimento globalClimaDados de BrasilDiplomaciaEfeito estufaMeio ambientePoluição

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso