Brasil

Brasil vai atacar protecionismo dos EUA na OMC

O Brasil quer saber se os programas de ajuda do governo americano provocaram distorções protecionistas contra produtos estrangeiros

Lula e Obama: Questionamento do Brasil será o primeiro que Obama irá enfrentar na OMC (.)

Lula e Obama: Questionamento do Brasil será o primeiro que Obama irá enfrentar na OMC (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Genebra - O governo brasileiro vai questionar amanhã na Organização Mundial do Comércio (OMC) o impacto sobre o comércio dos programas de apoio adotados pelo presidente americano Barack Obama no auge da crise. O Brasil quer saber se os programas de ajuda provocaram distorções protecionistas contra produtos estrangeiros.

O questionamento fará parte da primeira sabatina que o governo Obama enfrentará na OMC sobre sua política comercial.

A cada dois anos, as principais economias são obrigadas a passar por uma avaliação do comportamento internacional e por uma avaliação sobre se estão ou não cumprindo as regras da OMC. A ocasião será usada por vários países emergentes para atacar as distorções criadas pelos americanos em vários setores comerciais.

Um dos programas questionados pelo Brasil será o que Obama criou dando preferências a empresas americanas em processos de licitação pública, iniciativa conhecida como "Buy American". Para especialistas, o programa discrimina de forma ilegal produtos estrangeiros, fechando o mercado de compras governamentais a empresas locais.

Com a pior crise econômica em 70 anos, o governo americano distribuiu pacotes de resgate a áreas-chave da economia, garantiu incentivos a produtores locais e ainda criou preferência a empresas americanas para concorrer contra produtos estrangeiros. Dois anos após a eclosão da crise, a constatação é de que propostas protecionistas continuam a surgir. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Leia mais notícias sobre o comércio exterior

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaComércioComércio exteriorDados de BrasilEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosProtecionismo

Mais de Brasil

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos