Brasil

Brasil tem mais de 500 pedidos para volta de estrangeiros

País fez 528 pedidos a outros países para a extradição de estrangeiros foragidos da justiça brasileira

Justiça Federal na Bahia condenou o alemão, em 2010, a cinco anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de pessoas (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

Justiça Federal na Bahia condenou o alemão, em 2010, a cinco anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de pessoas (Andrew Bardwell/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 19h34.

Brasília – O Brasil fez 528 pedidos a outros países para a extradição de estrangeiros foragidos da justiça brasileira. Foi esse tipo de negociação que possibilitou o retorno hoje ao país do alemão Dieter Erhard Fritzchen Stieleke, 57 anos, condenado por tráfico de pessoas.

Ele é o primeiro estrangeiro extraditado ao Brasil por causa desse tipo de crime. A Justiça Federal na Bahia condenou o alemão, em 2010, a cinco anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de pessoas. Quatro anos antes, ele foi preso em flagrante no aeroporto de Salvador tentando embarcar para a Alemanha com três brasileiras, que seriam vítimas de exploração sexual na Europa. O pedido de extradição foi feito ao México, onde estava o alemão.

A volta de Stieleke é considerada uma vitória importante pelo governo brasileiro e faz parte da estratégia de combate ao turismo sexual no país. “A grande monta desse crime é gente vendendo gente. É um crime de repercussão”, disse Izaura Miranda, diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça.

O Brasil, segundo a diretora, começou a fazer extradição ativa em 1998. Antes, o país apenas atendia aos pedidos de outros países para extraditar estrangeiros que estavam foragidos no território brasileiro, denominada a extradição passiva. Atualmente, existem 401 pedidos desse tipo em tramitação, segundo o ministério. O caso do alemão é chamado de extradição ativa.

Acompanhe tudo sobre:CrimeImigraçãoJustiça

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular