Brasil

Brasil saúda acordo entre Israel e Hamas e destaca papel dos EUA

Em nota, Ministério das Relações Exteriores saúda o anúncio e reconhece o papel desempenhado pelos Estados Unidos na negociação

O governo defendeu a solução de dois Estados como forma de se alcançar paz justa e duradoura no Oriente Médio (José Assenco/Stock.xchng)

O governo defendeu a solução de dois Estados como forma de se alcançar paz justa e duradoura no Oriente Médio (José Assenco/Stock.xchng)

Paloma Lazzaro
Paloma Lazzaro

Estagiária de jornalismo

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 17h59.

Última atualização em 9 de outubro de 2025 às 18h00.

O governo federal saúda em nota desta quinta-feira, 9, o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, e afirma reconhecer o importante papel desempenhado pelos Estados Unidos e pelos demais países mediadores: Catar, Egito e Turquia.

Ministério das Relações Exteriores ressalta também a "dimensão humanitária" da medida, que deverá resultar em alívio efetivo para a população civil.

Supervisão palestina no plano de reconstrução

Na nota divulgada, o governo destaca pontos fundamentais que devem ser assegurados: "assegurar a efetivação da retirada completa das forças israelenses de Gaza, o início do urgente processo de reconstrução da Faixa, sob coordenação e supervisão palestina, e a restauração da unidade político-geográfica da Palestina sob seu legítimo governo, em consonância com o direito inalienável de autodeterminação do povo palestino".

Além disso, também reforça a necessidade de assegurar acesso pleno da assistência humanitária e das equipes da ONU em Gaza.

Defesa da solução de dois Estados

O governo defendeu a solução de dois Estados como forma de se alcançar paz justa e duradoura no Oriente Médio.

Disse também sobre a necessidade da manutenção das fronteiras de 1967 do Estado da Palestina "incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital".

Acompanhe tudo sobre:PalestinaAutoridade PalestinaIsraelGoverno Lula

Mais de Brasil

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão

Anvisa veta 5 canetas emagrecedoras irregulares no país; saiba quais são