Brasil

Brasil registra redução de casos e mortes por covid pela 5ª semana seguida

Levantamento da Fiocruz mostra que a redução nos índices de contaminação acontece em velocidade menor do que a de número de mortes

Paciente com covid-19 é tratado em hospital. (Kacper Pempel/Reuters)

Paciente com covid-19 é tratado em hospital. (Kacper Pempel/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 11h09.

Última atualização em 6 de agosto de 2021 às 11h15.

Boletim divulgado nesta sexta-feira, 6, pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta que, pela quinta semana consecutiva, o Brasil apresentou redução tanto nos casos de contaminação quanto de mortes por covid-19. Ainda assim, os pesquisadores apontam que permanece alta a circulação do vírus, fato comprovado tanto pelos testes com resultado positivo, quanto pela incidência de notificação de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

Os números se referem à última semana do mês de julho, e segundo o boletim, se refletem na ocupação dos hospitais, que vem apresentando "relativo alívio". Apesar disso, os valores continuam em patamares considerados elevados.

Segundo os números levantados, a redução nos índices de contaminação acontece em velocidade menor do que a de número de mortes. "A taxa de mortalidade diminuiu 1,3% ao dia, enquanto a taxa de incidência de casos de Covid-19 foi reduzida em apenas 0 3% por dia", diz o relatório.

De acordo com o boletim, a maior parte dos Estados apresentou estabilidade nas taxas de incidência e mortalidade. Houve quedas significativas no Acre, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, e "alta considerável" no Rio Grande do Sul, "que pode ter como consequência um aumento da demanda por internações hospitalares ou mesmo de óbitos nas próximas semanas".

O estudo ressalta que, em geral, as curvas que apresentam os índices de contaminação e de mortes apresentam defasagem de duas semanas, motivada pela própria evolução da doença e do quadro clínico dos pacientes.

Na quarta-feira, dia 4, um outro boletim divulgado pela Fiocruz alertou para uma tendência de alta no número de notificações de SRAG, registrados em sistema do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, a maioria dos pacientes com esse diagnóstico teve a confirmação para covid-19.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusFiocruzPandemia

Mais de Brasil

Favela do Moinho: Governos Lula e Tarcísio fecham acordo para oferecer casas para moradores

Como solicitar alvará para pequenos negócios? Entenda dispensa para MEIs

Governo reduz tempo de permanência no Bolsa Família em casos de aumento de renda

Apoio psicológico e 'dia da cegonha': febre 'reborn' mobiliza projetos de lei pelo país