Brasil

Brasil recebe anestésico para kit intubação doado pela Irlanda

Mais de 47 mil ampolas de Atracúrio chegaram nesta terça-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

PEC: piso salarial de enfermeiros passará a ser de R$ 4.750,00 (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

PEC: piso salarial de enfermeiros passará a ser de R$ 4.750,00 (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 29 de junho de 2021 às 13h09.

Um carregamento com 47.520 ampolas do medicamento anestésico Atracúrio, que integra o chamado kit intubação, usado no tratamento de pacientes com covid-19, chegou ao Brasil hoje, 29. O desembarque foi feito no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O material foi doado pelo governo da Irlanda, depois de uma ação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Saúde e pela embaixada do Brasil na Irlanda.

O anúncio da doação havia sido antecipado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quinta-feira , 24, ao lado dos embaixadores da Irlanda, Séan Hoy, e da União Europeia, Ignacio Ybáñez.

"Recebemos, graças às ações desses dois amigos, uma doação muito expressiva de medicações do ‘kit intubação’. Gostaria de agradecer ao senhor e ao seu governo por esse ato de solidariedade muito importante para a nossa população", afirmou Queiroga.

Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde  do Ministério da Saúde, reforçou que a intubação é considerada um dos principais procedimentos potencialmente salvadores de vida de  pacientes em estado crítico. “Sua principal indicação é em situações nas quais haja prejuízo na manutenção da permeabilidade das vias aéreas. Receber esta doação é de significativo valor, uma vez que ajuda no tratamento de pacientes em estado avançado da covid-19”, disse.

Segundo informações do Ministério da Saúde, já foram distribuídos 14,2 milhões de unidades de medicamentos hospitalares, incluindo os utilizados para intubação.

  • Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:CoronavírusHospitaisMarcelo QueirogaMinistério da SaúdePandemiaRemédios

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas