Brasil

Brasil presta solidariedade a Irã e Paquistão por terremoto

O terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira o Sudeste do Irã, na fronteira com o Paquistão, matou pelo menos 40 pessoas

Pessoas se assustam com terremoto no Irã, na fronteira com o Paquistão: as autoridades do Irã declararam estado de emergência na região por considerar elevada a gravidade dos tremores. (REUTERS/Jumana El Heloueh)

Pessoas se assustam com terremoto no Irã, na fronteira com o Paquistão: as autoridades do Irã declararam estado de emergência na região por considerar elevada a gravidade dos tremores. (REUTERS/Jumana El Heloueh)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 13h44.

Brasília – O governo do Brasil prestou hoje (16) solidariedade aos iranianos e paquistaneses em decorrência do terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira o Sudeste do Irã, na fronteira com o Paquistão, e matou pelo menos 40 pessoas. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, lamentou o ocorrido.

“O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e aos governos do Irã e do Paquistão”, diz o texto.

As autoridades do Irã declararam estado de emergência na região por considerar elevada a gravidade dos tremores. Só na região de Baluchistão, no Paquistão, perto da fronteira com o Irã, pelo menos nove pessoas morreram e 100 ficaram feridas. Casas foram destruídas.

De acordo com especialistas, a intensidade dos tremores foi tão elevada que pôde ser percebida em Nova Delhi, na Índia, movimentando prédios, e também no litoral do Bahrein, do Kuwait, de Omã, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

O Centro Sismológico do Irã informou que o epicentro do terremoto ocorreu às 15h14 (7h14 em Brasília), a 95 quilômetros da cidade de Saravan. Equipes médicas e integrantes da Sociedade Crescente Vermelho Iraniano (organização não governamental) estão no local, que é uma área pouco povoada e rural.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIrã - PaísPaquistãoTerremotos

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos