Brasil

Brasil pode comprar títulos da dívida portuguesa

Embora não tenha confirmado valores, Guido Mantega disse ao ministro das Finanças português que o Brasil vai ajudar o país a sair da crise com a compra de títulos

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, depois da reunião com Mantega

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, depois da reunião com Mantega

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 08h21.

Lisboa - O Brasil está interessado em ajudar Portugal a sair da crise econômica e expressou sua disponibilidade de comprar títulos de dívida pública, segundo revelou o ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos.

Teixeira dos Santos se reuniu nesta quinta-feira por quase duas horas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, segundo informou a imprensa portuguesa.

O dirigente português confirmou que entidades brasileiras - "governamentais, investidores, empresários ou qualquer interessado" - poderiam adquirir títulos nas próximas emissões da dívida pública.

Teixeira dos Santos ressaltou que o objetivo de Portugal é diversificar seus mercados fora da Europa e divulgar os títulos da dívida do país a todos aqueles que possam estar interessados.

"O Brasil é, para nós, uma economia estratégica, e naturalmente representa um mercado que devemos explorar", afirmou o ministro português, que assegurou que durante seu encontro com Mantega não se falou em números.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma reunião no fim de semana passado, durante a Cúpula Ibero-Americana realizada em Mar del Plata (Argentina), com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, para falar da ajuda brasileira ao país europeu.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaPiigsDados de BrasilMercado financeiroPortugalCrises em empresasTítulos públicos

Mais de Brasil

Trens da CPTM geram 27 vezes menos carbono que ônibus a diesel, diz estudo

Como fica a previsão do tempo no RJ neste feriado?

Lula diz que PL Antifacção aprovado na Câmara 'enfraquece combate ao crime'

COP30 antecipará em 30 anos obras de infraestrutura em Belém, diz Hélder