Brasil

Brasil pode comprar títulos da dívida portuguesa

Embora não tenha confirmado valores, Guido Mantega disse ao ministro das Finanças português que o Brasil vai ajudar o país a sair da crise com a compra de títulos

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, depois da reunião com Mantega

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, depois da reunião com Mantega

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 08h21.

Lisboa - O Brasil está interessado em ajudar Portugal a sair da crise econômica e expressou sua disponibilidade de comprar títulos de dívida pública, segundo revelou o ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos.

Teixeira dos Santos se reuniu nesta quinta-feira por quase duas horas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, segundo informou a imprensa portuguesa.

O dirigente português confirmou que entidades brasileiras - "governamentais, investidores, empresários ou qualquer interessado" - poderiam adquirir títulos nas próximas emissões da dívida pública.

Teixeira dos Santos ressaltou que o objetivo de Portugal é diversificar seus mercados fora da Europa e divulgar os títulos da dívida do país a todos aqueles que possam estar interessados.

"O Brasil é, para nós, uma economia estratégica, e naturalmente representa um mercado que devemos explorar", afirmou o ministro português, que assegurou que durante seu encontro com Mantega não se falou em números.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma reunião no fim de semana passado, durante a Cúpula Ibero-Americana realizada em Mar del Plata (Argentina), com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, para falar da ajuda brasileira ao país europeu.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrises em empresasDados de BrasilEuropaMercado financeiroPiigsPortugalTítulos públicos

Mais de Brasil

Chuva e céu nublado devem marcar esta segunda em SP; veja previsão do tempo

As 10 cidades brasileiras mais desenvolvidas em 2025, segundo o índice Firjan

As 10 cidades menos desenvolvidas do Brasil em 2025, segundo o índice Firjan

Alckmin diz que governo vai começar a devolver descontos de aposentados no próximo pagamento do INSS