Brasil

Brasil não é um país emergente, mas emerso, diz Hollande

O presidente da França, François Hollande, afirmou que o Brasil não é um país emergente mas emerso, no qual a nação europeia confia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 12h14.

São Paulo - O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta sexta-feira durante um encontro com empresários em São Paulo que o Brasil "não é um país emergente" mas "emerso", no qual a nação europeia confia.

"O Brasil é uma grande potência econômica e por isso a França acredita no Brasil. Não é um país emergente, mas emerso, está em uma categoria única", analisou Hollande durante seu discurso nesta sexta-feira no Fórum Econômico Franco-Brasileiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para Hollande, Brasil se destaca no cenário internacional pelo "tamanho" de sua economia, a sétima em nível mundial, e de sua população, mas "principalmente por sua vitalidade".

Na reunião, em que também participaram a presidente Dilma Rousseff, ministros, diplomatas e empresários de vários países, o líder francês lembrou que o "Brasil conta com as melhores indústrias" da região.

O país "é um dos principais atores econômicos do mundo" e daí a aposta francesa em fortalecer os laços de cooperação e as alianças em diversas áreas, ressaltou Hollande.

No encontro empresarial, Hollande e Dilma receberam a medalha "Ordem do Mérito Industrial", máxima distinção da Fiesp, que foi entregue pelo presidente da organização e aspirante ao governo de São Paulo, Paulo Skaf.

"Não imaginei que merecesse essa medalha e vou mostrá-la em toda a França para demonstrar que defendo a indústria francesa no Brasil e a indústria brasileira na França", disse o governante.

Hollande encerra nesta sexta-feira em São Paulo uma visita de Estado de dois dias ao Brasil, na qual se reuniu na quinta-feira com Dilma, em Brasília, e participou de outras atividades de caráter econômico, político e diplomático.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaFrançois HollandePaíses emergentesPaíses ricosPolíticos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP