Brasil

Brasil lidera envelhecimento na América Latina e supera México e Colômbia

País tem 15,8% da população com mais de 60 anos, enquanto a região registra 13,4%

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 10h38.

O envelhecimento acelerado da população brasileira faz o país liderar esse processo na América Latina, apontam novos dados da Síntese de Indicadores Sociais, estudo divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira. O Brasil tem 15,8% da população com mais de 60 anos, enquanto a região registra média de 13,4%.

Para se ter uma ideia, países como México e Colômbia apresentam percentuais de 12,2% e 12,6%, respectivamente. Os números do Censo Demográfico mostram que o Brasil está envelhecendo rapidamente. Com isso, a pirâmide etária brasileira vem se invertendo nas últimas décadas, apontou o IBGE no estudo.

Em 2000, o grupo etário com maior participação foi o de 15 a 19 anos. Essa faixa representava 10,6% da população, com distribuição igualitária entre homens e mulheres (5,3% para cada sexo). Dez anos depois, a maior faixa etária era a de 20 a 24 anos, que correspondia a 9% da população, com 4,5% para ambos os sexos.

Já em 2022, a maior parcela da população brasileira foi registrada entre as faixas etárias de 35 a 39 anos, com 8% do total. Dentro desse grupo, 3,9% eram homens e 4,1% mulheres.

Fim do bônus demográfico?

O fenômeno aponta para um processo acelerado do envelhecimento da população. Com isso, o Brasil está cada vez mais próximo fim do “bônus demográfico” — ou deixando-o para trás, dependendo da definição utilizada.

O “bônus” é o impulso econômico que ocorre quando a população na faixa etária adulta, que forma a mão de obra, é maior e cresce mais do que as demais faixas da pirâmide populacional, formadas também por crianças e idosos.

Pressão nos sistemas de saúde

Com o aumento da população idosa, a tendência, alertou o IBGE, é que haja uma pressão para mudança nos serviços de saúde que são ofertados. A demanda da população mais velha é "mais intensa e diversa daquela de uma população mais jovem", disse o instituto.

 

Acompanhe tudo sobre:IBGEBrasilExpectativa de vida

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo