Brasil

Brasil lança nova fase de operação de repatriação de brasileiros em Gaza

Aeronave KC-30, da Força Aérea, decolou da Base Aérea do Galeão nesta quinta-feira, com destino ao Cairo

Israel-Hamas: O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares (Força Aérea Brasileira/Reprodução)

Israel-Hamas: O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares (Força Aérea Brasileira/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 10h32.

O Governo Federal e a Força Aérea Brasileira anunciaram mais uma fase da Operação Voltando em Paz, de repatriação de brasileiros afetados pelo conflito entre Israel e Hamas. De acordo com as autoridades, ma aeronave KC-30, da FAB, decolou da Base Aérea do Galeão às 8h20 desta quinta-feira, com destino ao Cairo.

O Palácio do Planalto afirmou que a aeronave será utilizada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares autorizado a cruzar a fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito.

A quantidade exata de repatriados no voo não foi divulgada até o momento, informando apenas que "a operação em Gaza exigiu articulação da representação brasileira em Ramala (Palestina), que organiza nomes, auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada também atua na aprovação dos nomes com autoridades de Israel, do Egito e dos palestinos".

O voo direto para a capital do Egito tem previsão de duração de 14 horas. Além da repatriação, a operação também visa entregar um carregamento de ajuda humanitária para o enclave palestino, com purificadores de água e kits voltaicos.

O retorno do voo ao Brasil está previsto para sábado, às 08h, na Base Aérea de Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaIsraelHamasGuerras

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU