Brasil

Brasil flerta com o perigo, alerta colunista do WSJ

Colunista do Wall Street Journal alerta que aumento do IOF sobre investimentos estrangeiros pode fazer o Brasil colher uma decepção no futuro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: alta do IOF pode provocar resultados inesperados (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: alta do IOF pode provocar resultados inesperados (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 20 de outubro de 2010 às 07h18.

São Paulo - O colunista Liam Denning publicou nesta quarta-feira no Wall Street Journal (WSJ) que, por conta do recente aumento na taxa de IOF para operações estrangeiras, o Brasil flerta com o perigo. “Tal comportamento é compreensível quando você está muito bem, mas o risco de uma decepção é crescente”, alerta o jornalista.

Para ele,  o impacto da medida faz com que os investidores estrangeiros fiquem reticentes em relação à política econômica do Brasil. “Um desejo de abordar os fluxos do dinheiro, que estão elevando o valor do real, é compreensível. Mas os controles apresentam uma dúvida aos investidores”, diz Liam Denning.

Segundo o jornalista, existe uma dualidade nas medidas do governo. “Eles [o Governo]  freiam a liquidez e esfriam os preços, mudando a taxa de câmbio. Enquanto isso, o Brasil não quer se desligar dos investidores [estrangeiros] inteiramente”, explica o colunista.

Citando um analista do Brown Brothers Harriman, o jornalista  do WSJ lembra que o País depende do dinheiro dos investidores estrangeiros para resolver seu déficit crescente em conta corrente, mas aposta que o Brasil ainda deverá mexer com várias ferramentas para regular os fluxos de capital estrangeiro, o que poderá produzir “resultados inesperados”.

“Enquanto isso, outros países, como a Tailândia, estão implementando seus próprios controles. Quanto mais isso acontecer, maior o risco de fundos destinados a mercados emergentes de repente mudar de país para país ou retirarem-se completamente”, alerta Liam Denning.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasImpostosIOFLeãoWall Street Journal

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações