Brasil

Brasil felicita Colômbia por acordo com as Farc

"O Governo brasileiro felicita o Governo da Colômbia pelo avanço significativo alcançado com as Farc sobre as terras e o desenvolvimento rural", diz Chancelaria


	O Brasil se ofereceu em várias ocasiões para ser mediador nas negociações de paz na Colômbia caso que ambas as partes solicitem e seu papel até agora se limitou a oferecer apoio logístico
 (REUTERS/John Vizcaino)

O Brasil se ofereceu em várias ocasiões para ser mediador nas negociações de paz na Colômbia caso que ambas as partes solicitem e seu papel até agora se limitou a oferecer apoio logístico (REUTERS/John Vizcaino)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 18h26.

Rio de Janeiro - O Governo parabenizou nesta quarta-feira os líderes colombianos pelo acordo alcançado com as Farc sobre o tema da terra, um dos assuntos mais sensíveis do processo de negociação entre as duas partes em Havana, e disse confiar no êxito do diálogo de paz.

"O Governo brasileiro felicita o Governo da Colômbia pelo avanço significativo alcançado com as Farc sobre as terras e o desenvolvimento rural", segundo um comunicado divulgado hoje pela Chancelaria.

"O Governo brasileiro reitera sua confiança no processo negociador e renova seus votos de pleno êxito nos esforços das partes involucradas", acrescenta a breve nota do Ministério das Relações Exteriores.

O Governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram no domingo um acordo sobre o complexo tema da terra que, segundo as partes, provacará "transformações radicais" no campo colombiano se colocar um fim no conflito armado.

Este é o primeiro resultado concreto das conversas de paz que as duas partes iniciaram em Havana há pouco mais de seis meses.

As negociações são realizadas sob o respaldo de Cuba e Noruega como países fiadores do processo e da Venezuela e Chile como Governos acompanhantes.

O Brasil se ofereceu em várias ocasiões para ser mediador nas negociações de paz na Colômbia caso que ambas as partes solicitem e seu papel até agora se limitou a oferecer apoio logístico, especialmente helicópteros e pilotos, nas libertações de reféns realizadas pelas Farc nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDados de BrasilDiplomacia

Mais de Brasil

Felca será ouvido pelo Senado sobre adultização de menores em plataformas digitais

Michel Misse, sociólogo renomado da UFRJ, morre aos 74 anos após batalha contra câncer

Hugo Motta descarta aprovação de anistia para envolvidos no 8 de janeiro: 'não há clima'

Projeto de reforma administrativa inclui limite de secretarias e concurso nacional unificado