Brasil

Brasil fecha 2024 como a 10ª maior economia do mundo; veja países que mais cresceram

O país representou 2% do PIB global no ano passado, com valor de US$ 2,179 bilhões, segundo a Austin Rating

Economia Brasileira; PIB do Brasil; Moeda (Getty Images/Getty Images)

Economia Brasileira; PIB do Brasil; Moeda (Getty Images/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 7 de março de 2025 às 10h12.

Última atualização em 7 de março de 2025 às 11h29.

O Brasil encerrou o ano de 2024 como a 10ª maior economia do mundo em valores correntes, segundo projeções compiladas por Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

O cálculo se baseia no valor corrente do PIB, divulgado nesta sexta-feira, 7, pelo IBGE, e as projeções do Fundo Monetário Internacional para as 15 maiores economias globais.

No último ano, o Brasil teve valor corrente em moeda local de US$ 2,179 bilhões, segundo a estimativa da Austin Rating. De acordo com o levantamento, o país representa 2% do PIB global.

Em 2023, o Brasil foi a 9ª economia mundial, quando respondia por 2,1% do total mundial. Com isso, o país está há dois anos entre as 10 maiores economias do mundo. O país ficou entre 2008 e 2019 nessas posições, com o sétimo lugar sendo a melhor posição.

No ano, a Índia foi a economia que mais cresceu, com alta de 6,5%, seguida por Filipinas com 5,6% e China e Indonésia com 5%, cada.

No topo do ranking das maiores economias estão os Estados Unidos, que responde por 26,5% do PIB global, e a China, 16,6% do PIB global. Na sequência, a Alemanha ultrapassou o Japão em valores correntes e assumiu a terceira posição, com 4,3% do PIB mundial. O Japão, por sua vez, representa 3,7% da economia global.

As estimativas para 2025 apontam que as cinco maiores economias vão seguir inalteradas, com Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Índia. O destaque será a diminuição da diferença entre os americanos e chineses, além do maior avanço da economia indiana.

[grifar]As 15 maiores economias da lista respondem, sozinhas, por 75,5% do PIB global.

No trimestre, crescimento do Brasil é o 17º do mundo

No levantamento trimestral, o país ficou na 17ª posição em um ranking com outras 52 economias do mundo. A economia brasileira apresentou alta de 0,2% no período, assim como Suíça e Bélgica. Na liderança, o PIB da Índia avançou 2,3%, seguido da Irlanda, com alta de 2,2%, e Taiwan, com aumento de 1,9%, no período.

Estados Unidos, a maior economia do mundo em 2024, teve crescimento de 0,6% no quarto trimestre, e ficou na 13ª posição. China, com alta de 1,6%, está na sexta posição.

Acompanhe tudo sobre:PIB do BrasilPIB

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026