Governo anunciou que começou operação especial para socorrer os 254 mil brasileiros que vivem nessa nação (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2011 às 21h59.
Brasília - Brasil expressou nesta sexta-feira sua solidariedade e condolências ao Japão pelo violento terremoto que atingiu esse país e anunciou que começou uma operação especial para socorrer os 254 mil brasileiros que vivem nessa nação.
"O Governo e o povo brasileiro manifestam sua solidariedade e suas mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo movimento sísmico de mais de 8 pontos na escala Richter, um dos maiores ocorridos na história do Japão", descreve uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Horas depois o Palácio do Planalto divulgou uma mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em que expressa consternação pelas vítimas.
"Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão", indicou Dilma.
"Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a esse desastre natural permitirão a seu país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do Governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão", assinala a presidente.
O comunicado acrescenta que "a Embaixada do Brasil no Japão e os consulados gerais em Tóquio, Nagoya e Hamamatsu não têm até agora informação sobre mortos ou feridos brasileiros".
Também indica que "a comunidade brasileira no Japão é de 254 mil pessoas" e precisa que "a maior concentração de nacionais se situa na região centro-sul do país, que foi a menos afetada pelo terremoto".
Em relação aos brasileiros que residem nesse país, a nota assinala que a embaixada no Japão e os consulados iniciaram uma operação especial para emprestar a ajuda necessária a todos os nacionais que assim o solicitem.