Brasil

Brasil está entre os 5 países que mais gastam com violência

Problemas de segurança pública custam 375 bilhões de reais por ano ao país, segundo levantamento internacional


	Protesto contra violência no Rio: fenômeno é um dos principais problemas do Brasil hoje
 (Tania Rêgo/ABr)

Protesto contra violência no Rio: fenômeno é um dos principais problemas do Brasil hoje (Tania Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 16h26.

São Paulo - O Brasil ficou entre os cinco primeiros num ranking dos países que mais gastam para conter a violência organizado pelo IEP (Instituto para Economia e Paz). Ao todo, o país gasta mais de 375 bilhões de reais (US$ 176 bilhões) por ano com o problema – ficando atrás apenas dos Estados Unidos (3,6 trilhões de reais), China (761 bilhões de reais), Rússia (445 bilhões) e Índia (399 bilhões de reais).

Os três primeiros países reúnem 26% da população mundial e têm gastos prioritariamente militares. Já no caso do Brasil, grande parte do impacto se deve à violência urbana. O relatório da entidade estrangeira destaca às altas taxas de homicídio no país, que ficou em 81º na lista dos mais pacíficos do mundo.

A Islândia lidera o ranking, no qual o Brasil está atrás de países como Costa Rica (40º), Timor Leste (51º), Cazaquistão (78º) e Libéria (80º). O envolvimento em conflitos, a segurança interna e o nível de militarização são alguns dos critérios usados pelo IEP, que avaliou 162 países.

3,3 milhões de inquéritos 

Em 2012, o Ministério Público recebeu cerca de 3,3 milhões de inquéritos policiais em todo país, segundo dados levantados por EXAME.com. Neles, as ocorrências mais frequentes foram os crimes contra o patrimônio. Mais de 1,2 milhão de casos de roubo, furto e extorsão mediante sequestro foram registrados, segungo o ministério. 

Desses, 79,73% ainda se encontram em investigação. Outros 12,61% resultaram em denúncias – com os suspeitos identificados e os casos, encaminhados para a Justiça. Os inquéritos arquivados somam 7,65% do total.

Lesões corporais (638.848) e crimes contra a vida (467.861) foram as outras ocorrências mais recorrentes. Os dados fazem parte da publicação "Ministério Público - Um retrato", que será lançada no próximo dia 20.

Violência no Brasil

Hoje, a violência é um dos grandes problemas do Brasil. Entre 1980 e 2010, cerca de 800 mil pessoas foram mortas por armas de fogo. Os dados do Ministério da Saúde constam no Mapa da Violência 2013, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudo Latino-americanos. 
 
Apenas em São Paulo, 1,5 mil pessoas foram mortas em 2012 por razões fúteis (como brigas em bares, discussões no trânsito e violência doméstica) . Até maio desse ano, 490 homicídios da mesma categoria já haviam sido cometidos – cerca de 30% do total no estado.
Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilListasRankingsViolência urbana

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto