Brasil

Brasil só perde para Nigéria em assassinatos de jovens

Estudo mundial da Unicef mostra que o país registrou mais de 11 mil homicídios entre menores de 20 anos, o que equivale a 17 mortes para cada 100 mil habitantes


	Homicídio é a maior causa de morte entre adolescentes no Brasil
 (Spencer Platt/Getty Images)

Homicídio é a maior causa de morte entre adolescentes no Brasil (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2014 às 14h46.

São Paulo – Estudo divulgado ontem pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que o Brasil aparece em destaque em preocupante ranking de violência contra jovens. O país é o segundo com o maior número de homicídios na faixa etária de até 19 anos.

Com o total de aproximadamente 11 mil mortes deste tipo registradas em 2012, o Brasil fica atrás apenas da Nigéria, que teve 13 mil casos. Ao todo, 190 países foram analisados. 

Segundo o relatório “Ocultos à Plena Luz”, a situação do Brasil não é apenas alarmante em números absolutos, mas também proporcionalmente.

São 17 mortes de jovens para cada 100 mil habitantes, o que faz com que o país fique em sexto lugar atrás apenas de El Salvador (27 homicídios), Guatemala (22), Venezuela (20), Haiti (19) e Lesoto (18).

“A violência e o crime aumentaram dramaticamente no Brasil nas últimas décadas, especialmente em grandes centros urbanos”, diz o estudo (veja a íntegra abaixo).

Segundo a Unicef, as principais causas que contribuem para o aumento da taxa são o fácil acesso a armas de fogo, a desigualdade social, o aumento do uso de drogas e o crescimento substancial da população jovem.

Garotos negros são principais vítimas

O estudo, que é o maior já realizado sobre o tema, aponta ainda que os homicídios são muito mais frequentes entre os garotos e aumentam drasticamente com a entrada na adolescência.

A taxa entre crianças de 0 a 9 anos é menor que 1% a cada 100 mil habitantes, mas aumenta para 32 na faixa etária entre 10 e 19 anos. Entre os adolescentes, o valor é mais de 10 vezes maior entre garotos que entre garotas – 58 a cada 100 mil, contra 5 a cada 100 mil.

Representando mais de 40% dos casos, os homicídios são também a principal causa de morte entre os garotos. Neste quadro, os negros tem até três chances mais de morrer do que os brancos.

//www.scribd.com/embeds/238767615/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-Qi8h7djRGfY195PkeNl5&show_recommendations=false

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrimeDados de BrasilHomicídiosJovensListaspopulacao-brasileiraRankingsViolência urbana

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas