Brasil

Brasil e Rússia trocam experiências para organizar Copa

Durante visita à Rússia, a presidente Dilma firmou um memorando de entendimento com o país sobre governança e legados de megaeventos


	O presidente russo Vladimir Putin cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante reunião no Kremlin, em Moscou: durante visita à Rússia a presidente participou também do Fórum Empresarial Brasil-Rússia
 (REUTERS/Maxim Shemetov)

O presidente russo Vladimir Putin cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante reunião no Kremlin, em Moscou: durante visita à Rússia a presidente participou também do Fórum Empresarial Brasil-Rússia (REUTERS/Maxim Shemetov)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2012 às 18h56.

Moscou - Em visita à Rússia, a presidente Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira, do Fórum Empresarial Brasil-Rússia, em Moscou, e reforçou a cooperação entre os dois países e a troca de experiências na organização de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

"Com a realização dos megaeventos esportivos no Brasil e na Rússia, abrem-se oportunidades de cooperação muito significativas na área do esporte. O memorando de entendimento hoje (sexta) firmado, sobre governança e legados de megaeventos, enfatiza a cooperação bilateral mediante o compartilhamento de experiências", disse ela.

Brasil e Rússia vão receber quatro dos próximos megaeventos esportivos. A Copa de 2014 acontecerá no Brasil, enquanto os Jogos Olímpicos de Inverno serão em Sochi, na Rússia. Depois a Olimpíada de 2016 acontece no Rio e a Copa do Mundo de 2016 em território russo.

Ao final de seu discurso, no qual falou da preocupação do Brasil com a escalada do conflito na Síria, Dilma Roussef invocou uma lenda que circula no meio esportivo que remete à ocasião em que o Brasil disputou a semifinal da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, contra a Rússia.

À época, disse a presidente, o então técnico da seleção brasileira, Vicente Feola, teria se dirigido ao jogador Garrincha dizendo que o jogo contra os russos seria muito duro. Orientou-o, então, a entrar pela direita, cortar para a esquerda, centrar a bola e fazer o gol.

Garrincha, continuou Dilma Rousseff, após ouvir a orientação do técnico, teria dito então: "Senhor treinador, o senhor já combinou com os russos?". A história contada pela presidente arrancou risos da plateia que a ouvia em Moscou. Dilma Rousseff então emendou: "Quero dizer aos senhores que vim combinar com os russos desta vez".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCopa do BrasilCopa do MundoEsportesEuropaFutebolRússia

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'