Brasil

Brasil é rico e só faltava governo que desse o exemplo, diz Bolsonaro

PIB divulgado no final de agosto apontou um avanço de 0,4% na economia no segundo trimestre após um primeiro trimestre de recuo na atividade econômica

Jair Bolsonaro: presidente afirmou que faltava governo que desse exemplo (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: presidente afirmou que faltava governo que desse exemplo (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de setembro de 2019 às 16h42.

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 6, que o Brasil é um país rico e que faltava um governo que não apenas falasse, mas desse o exemplo.

"Descobri, em todos os cantos desse Brasil, que realmente somos uma pátria rica. O que faltava? Um governo que não apenas falasse, mas que desse o exemplo", disse Bolsonaro em solenidade no Palácio do Planalto de lançamento da medida provisória que institui a Identidade Estudantil.

"Sei dos meus defeitos, mas aqui dentro, graças a Deus, não tive problemas como os que nos antecederam tiveram."

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre do ano foi divulgado no final de agosto e registrou uma leve alta de 0,4%. Apesar da variação positiva, integrantes do governo afirmaram que esperavam um resultado melhor para a economia ao final de 2019, mas que, com os dados do início do ano até agora, essa projeção não deve ser alcançada.

“Estamos no agiota, pagando R$ 400 bilhões de juros por ano, um déficit de R$ 139 bilhões, com um Orçamento que tinha sido calculado para crescer 2,5%, mas estamos crescendo menos”, ressaltou o vice-presidente Hamilton Mourão em evento logo após a divulgação do PIB. 

Identidade estudantil

O presidente defendeu a adoção da identidade estudantil como forma de impedir que entidades controlem a sua emissão.

"Não teremos mais uma minoria querendo impor certas coisas em troca de uma carteirinha", disse, numa referência indireta a entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que, contrárias ao governo, eram responsáveis pela emissão desse documento.

Na solenidade, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, lembrou que há um ano exatamente Bolsonaro havia sido alvo de um atentado à faca em plena campanha eleitoral. Emocionado, ele fez um agradecimento a Deus pelo então candidato ter sobrevivido.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraPIBJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país