Brasil

Brasil e Peru assinam colaboração no setor de defesa

Proteção da floresta amazônica será foco do grupo de trabalho


	O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, mostrou interesse em colaborar com o Peru no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados e navios patrulha fluviais
 (Miguel Medina/AFP)

O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, mostrou interesse em colaborar com o Peru no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados e navios patrulha fluviais (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 22h26.

Brasília - Brasil e Peru anunciaram nesta segunda-feira a criação de um grupo de trabalho binacional para colaboração na aquisição de equipamento de defesa e na transferência de tecnologia bélica, informaram fontes oficiais.

O acordo foi assinado em reunião em Brasília entre os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Peru, Pedro Cateriano Bellido.

O grupo de trabalho abordará principalmente a proteção da floresta amazônica, que se estende por toda a fronteira comum de ambos os países, segundo um comunicado do Ministério de Defesa do Brasil.

Cateriano convidou o governo brasileiro a conhecer as instalações da empresa peruana Serviços Industriais da Marinha (SIMA), que fabrica embarcações fluviais petrolíferas, e que tem interesse em fazer negócios com a Petrobras.

O ministro peruano também manifestou interesse nos aviões de alarme aéreo antecipado (AEW) usados pela Força Aérea Brasileira na vigilância da Amazônia.

Por sua parte, Amorim expressou o interesse do Brasil na colaboração na indústria de defesa, especialmente em projetos como o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados e um avião de treinamento.

O Ministério da Defesa também mostrou interesse em colaborar na área naval, no desenvolvimento de navios patrulha fluviais e nos blindados Guarani, fabricados pela Fiat no Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFlorestasMinistério da DefesaPeru

Mais de Brasil

Desabamento de teto de igreja histórica de Salvador deixou ao menos um morto e seis feridos

Ministra da Gestão diz que Lula 'está muito preocupado' com estatais após empresas registrarem rombo

'Não há pesquisa que dê certo com dois anos de antecedência', diz Lula sobre cenário de 2026

Lula crítica proposta de Trump e diz que 'quem tem de cuidar de Gaza são os palestinos'