Brasil

Brasil é o 56º melhor país do mundo para envelhecer

Melhor fator foi a segurança de renda, já que 86% dos idosos têm pensão garantida; Suíça é o primeiro

Idoso (Stock.Xchng)

Idoso (Stock.Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2015 às 18h16.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 16h24.

São Paulo – Com cerca de 24,4 milhões de habitantes acima dos 60 anos, o Brasil ficou em 56º entre os melhores países do mundo para envelhecer. O levantamento e classificação, que leva em conta 96 nações, foi divulgado no estudo Global AgeWatch Index, do instituto de apoio ao idoso HelpAge International.

Em relação ao ano passado, o Brasil subiu duas posições. O líder do ranking é a Suíça, seguido por Noruega, Suécia e Canadá. O pior é o Afeganistão.

A Suíça teve ótimas marcas em todos os indicadores analisados, mas destaca-se por liderar a categoria “Ambiente favorável”, que leva em conta a satisfação dos idosos do país com transporte público, segurança e outros serviços oferecidos pela administração governamental.

Das quatro categorias do estudo, esse é justamente o fator que derruba o Brasil no ranking. O país é apenas o 87º lugar no critério, estimulado pela baixíssima taxa de satisfação com segurança (28%) e com os sistemas de transporte (45%).

A categoria em que o país mais pontua, com um 13º lugar, é a “Segurança de renda”, já que quase 87% têm acesso a pensões e a taxa de pobreza entre idosos fica abaixo dos 10%, por exemplo.

Resultados médios foram atingidos em “Níveis de saúde” (43º) e “Capacitação” (58º). Para a avaliação do primeiro, entra na conta a expectativa de vida — de 81 anos, um abaixo da média da região — e bem estar psicológico e mental. No segundo, contam a empregabilidade daqueles com 55 a 64 anos e nível educacional dos idosos.

As previsões para o futuro é que o Brasil atinja a taxa de 29,3% de população idosa até 2050. Hoje, o percentual é de 11,7%.

Acompanhe tudo sobre:FGTSPrevidência SocialSaúdeTerceira idade

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta