Brasil

Brasil e México eliminam visto para viagens de curta duração

O objetivo deste acordo, assinala o comunicado, é multiplicar a visita de brasileiros ao México


	México: este acordo foi alcançado pelo presidente do México e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe
 (Divulgação)

México: este acordo foi alcançado pelo presidente do México e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 21h00.

Brasil e México concordaram em suprimir o visto para seus cidadãos em viagens de curta duração entre os dois países, informaram nesta segunda-feira a chancelaria e o Ministério do Turismo mexicanos.

Este acordo foi alcançado pelo presidente do México, Enrique Peña, e Dilma Rousseff durante a reunião que mantiveram em janeiro na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, celebrada em Santiago do Chile.

A exigência de visto para cidadãos brasileiros que visitam o México estava vigente desde 2005 e, a partir de maio de 2010, foi agilizada por mecanismos para facilitar sua obtenção.

O objetivo deste acordo, assinala o comunicado, é multiplicar a visita de brasileiros ao México.

"Os governos de México e Brasil acertaram a supressão do visto para viagens de curta duração em passaportes comuns para seus cidadãos, medida que permitirá facilitar o fluxo de cidadãos entre as duas Nações", destaca o documento.

O embaixador do Brasil na capital mexicana, Marcos Repisa, destacou que em 2012 cerca de 250 mil brasileiros viajaram ao México e que o acordo facilitará um maior fluxo entre os dois países.

"Podemos imaginar que o número de visitantes crescerá ainda mais; nossas relações bilaterais estão como nunca, em matéria turística também, o futuro é promissor", disse Marcos Repisa na cidade de Puebla, onde nesta segunda-feira ocorreu uma reunião do setor turístico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaMéxicoTurismo

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho